segunda-feira, 9 de julho de 2012

ANJOS DA GUARDA ENCARNADOS



por Mauro Gompertz - mmgompertz@superig.com.br
Muitos de nós fazemos nossas orações pedindo proteção espiritual e material e agradecemos apenas a seres que estão em outra dimensão, que não possuem corpo físico, mas esquecemos, muitas vezes, daqueles seres humanos que nos ajudam no dia-a-dia aos quais costumo chamar de anjos da guarda encarnados.

Essas pessoas às vezes moram com a gente; outras trabalham conosco; podem ser amigos; nossos terapeutas; até mesmo desconhecidos, mas quando nós os encontramos somos ajudados com muito carinho e dedicação. São seres tão especiais que em algumas ocasiões sacrificam até suas satisfações pessoais para nos apoiarem. É muito bom poder ter pessoas com quem contamos nas nossas dificuldades e alegrias. Sim porque uma coisa é verdade, estar alegre e não ter com quem compartilhar, não deixa de ser um problema.

Na minha vida, posso dizer que há pessoas que ocupam esse lugar de anjos da guarda encarnados e disso eu não posso reclamar. Sempre aparece alguém, mesmo que desconhecido, quando eu mais preciso e me dá o auxílio necessário. Um exemplo disso aconteceu neste ano quando eu estava num grande elevado em São Paulo apelidado de Minhocão, quando, de repente o meu carro morreu. Por mais que eu tentasse fazê-lo pegar, isto não acontecia. Eu já estava ficando nervoso porque os carros que vinham atrás começaram a buzinar e tenho certeza que fui muito xingado, como se eu tivesse feito de propósito. Nesse momento apareceu um motoqueiro que me disse que me ajudaria rebocando o carro. Eu não entendi nada, afinal de contas como ele faria isso? Bem, ele escorou o braço no meu carro e começou a acelerar a moto e, quando eu percebi, o carro começou a andar e pegou novamente. Assim pude ir para onde precisava são e salvo. Eu agradeci o motoqueiro com o sinal positivo do polegar e nunca mais o vi, e à noite, antes de dormir, o inclui nas minhas orações. Bem, esse caso demonstra que se procurarmos na nossa memória, verificaremos que sempre estamos sendo ajudados, sejam em situações singelas, como em momentos complicados.


Uma coisa é verdade, as pessoas de quem mais recebemos ajuda, via de regra, são as que estão mais próximas. Ocorre que, em muitas vezes, não sabemos ser agradecidos e pior do que isso, não damos o devido valor a esses indivíduos. Agimos como se tivessem a obrigação de estar sempre nos dando apoio. Tal fato deixa quem está prestando auxílio muito magoado porque se sente usado. E nós, na nossa cegueira, somente percebemos a injustiça que fizemos quando não temos mais a ajuda da pessoa. Por isso, é muito importante estarmos sempre atentos para podermos reconhecer esses seres enquanto desfrutamos de sua presença, porque depois poderá ser tarde demais.


Uma situação que provoca profundo mal estar é a falta de consideração de quem está sendo ajudado. Isto ocorre quando essa pessoa não demonstra o agradecimento, ou pior, quando trai a confiança do outro. O que custa, para aquele que foi auxiliado, em dar o retorno para quem o ajudou, seja ligando ou passando um e-mail.... Não devemos tratar as pessoas como produtos descartáveis, que depois de usadas são jogadas fora.


Por outro lado, mas nesse mesmo contexto, aquele que socorre, com certeza, vai gostar de ver o resultado da sua ajuda, seja pelo agradecimento como por saber que pôde ser útil ao próximo. Assim, ambos ficam contentes, tanto o que doou como o que recebeu e ninguém vai se sentir usado ou traído. Isso aconteceu comigo outro dia, quando eu dei o retorno para uma pessoa que me ajudou e ela me respondeu: Mauro, isso me fez ganhar o dia! É tão simples que muitas vezes, esquecemos . Por isso é importante estarmos sempre atentos, para não sermos injustos com o próximo.


Finalizo, sugerindo a todos para repensarem a importância da gratidão em suas vidas, e se puderem, demonstrem agradecimento e num gesto de humildade, peçam perdão se pisaram na bola, porque nunca é tarde para se arrepender e reatar antigas amizades, ainda mais quando se tratam de anjos da guarda encarnados. 


http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=05774
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O QUE VOCÊ PROCURA?

Carregando...